S4: A tecnologia, um ponto crítico na educação !
Percebemos que ao tocarmos nas seguintes palavras “Cultura e Cidadania” batemos num ponto critico que é a educação. Existem programas como a TV Cultura que abordam esse assunto nos mais variados temas. Este canal trabalha com a diversidade de jovens e adultos que desejam uma boa instituição do país que vive. Vemos em telejornais, programações, novelas, que a cultura e a cidadania fogem do (comunismo?) com a educação que damos aos nossos descendentes. No Brasil e nos demais países em geral possuem uma grande diversidade de pessoas analfabetas que hoje correm atrás daquilo que perderam. Se chegarmos a eles e fizermos a seguinte pergunta “O que você faria se pudesse voltar no tempo?”, a resposta com certeza seria: “Voltar a estudar” Pais que não chegaram nem no 2º grau do ensino médio, ao por um filho no mundo já sabem a responsabilidade que a educação faz na vida deles, pessoas que hoje tem tudo para ser alguém, não pensam em aproveitar as oportunidades que tem, querem brincar, mexer em celular, PSVita, jogar em sala de aula na cara dos professores, fazendo de conta que eles nem existem.
Hoje em dia a educação nas escolas, não está totalmente voltadas aos livros, bibliotecas. As tecnologias estão dominando a mente dos seres humanos, crianças com menos de 7 anos de idade já sabe manusear um tablet, entrar em redes sociais, mandar sms em celulares avançados enquanto professores nas escolas, já não sabem mais o que fazer para evitar isso pois se ao proibir, o aluno parte para cima e enfrenta olho a olho, se deixar, acaba virando uma verdadeira desordem total e a indisciplina toma conta do espaço primariamente educativo. Chegamos numa era em que a sociedade não pensa mais naquilo de ir a biblioteca, montar grupos de estudo, incentivarem comunidades com projetos de melhoria a educação das escolas pois o século XXI é a era da tecnologia, a era digital, dos avanços tecnológicos nos países, já se vê pesquisas que o futuro será dominado pela robótica, máquinas criadas pelo próprio homem, já se houve falar que os próximos anos serão aulas com tablets, tomara isso que possua ensino.
Contudo isso dito acima pode concluir que os avanços da tecnologia têm seus prós, mas também têm seus contras e isso é o que mais poderá vir a prejudicar o ensino na sociedade moderna, pois os alunos estão ficando cada vez mais conectados com a internet e menos conectados com os livros de sala de aula, acarretando com isso uma insuficiência neural, pois quanto menos esforços fizermos mais será a nossa decadência para um futuro produtivo. Tomar os antigos como exemplo é essencial para os jovens de hoje, pois antigamente eles tinham os livros como fonte de pesquisas e eles realmente liam tudo antes de fazer uma pesquisa detalhada e não faziam um Ctrl + C e Ctrl + V da Wikipédia. Tempos sombrios não há como negar de fato.


A tecnologia tem "alienado" alguns jovens...
ResponderExcluirGostei do seu ponto de vista. Informação faz o ser humano
ResponderExcluirTecnologia faz mal pra quem não sabe usar
ResponderExcluirOs avanços da tecnologia, instimula muito os jovens de hoje em dia. Gostei do poste, parabens a quem escreveu.
ResponderExcluirGalera o texto vale como incentivo a reflexão sobre o uso de tecnologias na sala de aula e seu abuso. Porém falta ao texto um pouco mais de organização de ideias (e revisão do texto quanto aos erros)
ResponderExcluirMas voltando ao assunto não acho que as tecnologias são, sozinhas, as vilãs do mal rendimento dos alunos. Creio que cada vez mais a família está ausente da vida de seus filhos assim, crescem sem acompanhamento adequado e não respeitam limites.
Mas é só o início da discussão e podemos voltar a ela quantas vezes vocês quiserem. Abraços